“Rostos do Turismo”: Francisco de Calheiros presidente da TURIHAB

A Turisver está a comemorar o seu 30º aniversário e para assinalar a data escolheu dar a conhecer, na sua edição especial de aniversário, alguns dos rostos que fazem o turismo em Portugal. Porque o tema é vasto, começámos esta segunda-feira a publicar diariamente no nosso site, de forma aleatória um “rosto” do nosso turismo. Hoje falamos de Francisco de Calheiros, presidente da TURIHAB e rosto do Turismo de Habitação em Portugal.

Francisco Silva de Calheiros e Menezes, Conde de Calheiros, criou e preside, desde 1983, à TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, cargo que desempenha cumulativamente com o de director-geral da CENTER – Central Nacional de Turismo no Espaço Rural, desde 2000.

Master Philosophy na área de Turismo e Desenvolvimento Rural, na Universidade de Bournemouth e Mestre pela Universidade do Minho, entre outras habilitações na área da Engenharia, a Francisco de Calheiros se deve, em grande parte, a dinamização do Turismo em Espaço Rural e do Turismo de Habitação em Portugal, conceitos que levou para fora de portas, nomeadamente para o Brasil e para vários países europeus.

Com vasta experiência na criação, dinamização e liderança de associações de carácter nacional e internacional, como o Consórcio Europa das Tradições e as Fazendas do Brasil, Francisco de Calheiros coopera intensamente com organizações e entidades a nível local, regional, nacional e internacional.

Foi também fundador da rede Solares de Portugal – Casas Antigas, Quintas e Herdades e Casas Rústicas, ambas com objectivos de preservação do património, criação de alojamento no interior do país e hospitalidade nas famílias portuguesas.