“Rostos do Turismo”: Francisco Teixeira director-geral da Melair

A Turisver está a comemorar o seu 30º aniversário e para assinalar a data escolheu dar a conhecer, na edição especial de aniversário, alguns dos rostos que fazem o turismo em Portugal. Porque o tema é vasto, vamos começar a publicar diariamente, a partir de hoje e até ao final de 2016, um “rosto” do nosso turismo, e vamos fazê-lo de forma aleatória. Começámos por um profissional do sector dos cruzeiros bem conhecido do trade: Francisco Teixeira, director-geral da Melair.

Francisco Manuel Tomás Teixeira é, desde 2014 sócio-gerente da Melair, empresa representante de companhias internacionais de turismo, com diversas representações na área de companhias aéreas e de cruzeiros, hoje totalmente dedicada ao Grupo Royal Caribbean. Nesta empresa foi também director-geral desde 1997.

Ninguém lhe tira experiência na operação de cruzeiros com turnaround no Porto de Lisboa, os 21 anos de experiência na área dos cruzeiros, na vertente comercial e marketing ou no fretamento de navios, para cruzeiros com partidas do Porto de Lisboa, tanto na vertente de cruzeiros de curta duração como na vertente transatlântica.

De 1979 a 1987, Francisco Teixeira foi técnico de turismo na área de Out Going, sediado em Lisboa e, até 1993 exerceu funções na área de Out Going e Incoming e director de Agência a partir de 1988, sediado no Algarve.

Este profissional de turismo foi, de 1994 a 1996, director de Vendas de cruzeiros, acumulando, a assessoria no armador Arcália Shipping para as áreas de marketing e excursões.