“Rostos do Turismo”: Ricardo Ferreira business manager da Osíris

Ricardo Jorge Rebelo Mateus Ferreira é desde Setembro de 2013 business Manager da Osíris, empresa que engloba três areas de negócio: Turismo receptivo Portugal e Espanha, turismo emissivo e turismo corporativo, e especialista de grupos de lazer, jovens e MICE, bem como em viagens à medida.

Este jovem de 33 anos de idade é mestrado em Gestão de Saúde pelo ISCTE-INDEG, licenciado em Economia pela Universidade Novas de Lisboa e fez o Erasmus na Université Paris XII.

Além da sua actividade na agência de viagens, Ricardo Ferreira é, desde Setembro de 2011, professor convidado do mestrado na área do Turismo de Saúde no ISCTE-INDEG. Foi ainda autor do livro “Educação Financeira Crianças e Adolescentes (Escolar Editora) e co-autor da obra “Manual da Poupança” (Presença), bem como do “Manual das Finanças Pessoais”.

Ricardo Ferreira tem, igualmente, um projecto pessoal em Portugal. É desde 2008 sócio-gerente da Escola Financeira, um projecto de educação financeira ao longo da vida cujas temáticas são finanças pessoais, educação financeira às crianças, empreendedorismo, preparação da reforma e introdução aos investimentos.

De Fevereiro de 2007 a Junho de 2009, Ricardo Ferreira desempenhou funções no BNP Paribasrodutos Estruturados, em Paris, nas áreas de conncepção, promoção e venda de novos produtos estruturados para o mercado Português, definição da estratégia para clientes retalho e banca privada, prospecção e relação comercial com os clientes. No entanto, a sua relação com esta instituição financeira vem desde Abril de 2006 quando esteve integrado no departamento internacional de Marketing da área Fundos de Investimento em Paris, dando também suporte à equipa comercial portuguesa, contacto com as áreas técnicas: gestores e especialistas dos diferentes fundos de investimento, análise de mercados, análise de concorrência e evoluções macroeconómicas, facto que lhe permitiu conhecer em detalhe todas as especificidades da área e ter competências vastas, que vão desde a área operacional e comercial, passando pelo marketing e análises técnicas.