Rota do Românico lançou campanha de promoção internacional

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e Rota do Românico apresentaram uma nova campanha de promoção internacional, com 14 vídeos promocionais que vão ser lançados durante este ano.

A Rota do Românico “é um dos projectos mais interessantes e mais ricos da região, e assume-se já como um produto turístico atractivo para os mercados internacionais”, considera Luís Pedro Martins, presidente do TPNP. A Rota reúne 58 monumentos espalhados por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

O arranque da campanha foi assinalado, a 24 de Fevereiro, com a inauguração de uma tela gigante na Gare do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. “A utilização desta tela gigante permite apoiar os territórios na sua estratégia de internacionalização, principalmente os que se encontram mais afastados desta importante porta de entrada na região”, acrescentou Luís Pedro Martins.

Segundo Rosário Correia Machado, directora da Rota do Românico, o objectivo da promoção é “consolidar este projecto turístico-cultural, que nos últimos anos tem vindo a crescer em termos de procura”. Em 2019 bateu o recorde, com mais de 15.000 visitantes de mais de 20 nacionalidades. Possui um sistema de informação em quatro línguas, com informação sobre os elementos patrimoniais, mas também sobre a restauração e alojamento, entre outros.

Para a directora da Rota, esta “está preparada numa dimensão de experiência”, aproveitando “o património extraordinário que temos que não é grande, mas possui uma beleza ímpar e tem pormenores que estimulam o visitante a prosseguir a sua visita”. As principais áreas de intervenção deste projecto abrangem a investigação científica, a conservação do património, dinamização cultural, educação ambiental e promoção turística.

O primeiro dos 14 vídeos promocionais da Rota do Românico pode ser visualizado [aqui].