Sabores do mar português em destaque no Festival de Gastronomia de Santarém

O Festival Nacional de Gastronomia, que nesta sua 36ª edição vai evidenciar os “sabores do mar português” regressa a Santarém – Casa do Campino – de 21 de Outubro a 1 de Novembro, mantendo formato mais reduzido iniciado há dois anos.

O evento, organizado pela Câmara de Santarém e pela Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, conta com a parceria do Ministério do Mar e da Secretaria de Estado das Pescas para uma programação diária dedicada aos produtos “emblemáticos” do Atlântico trazidos por nove municípios convidados.

No mais antigo evento dedicado à gastronomia portuguesa, vão estar 12 tasquinhas tradicionais, ao mesmo tempo que se repete a experiência iniciada em 2015, que a organização designou por “restaurante Lucky 13”, em que 18 jovens chefes cozinheiros são convidados a apresentar nove jantares, numa “abordagem contemporânea” da “base tradicional” da culinária nacional, para uma lotação limitada de 50 pessoas.

Foi em 1981 que nasceu o primeiro Festival Nacional de Gastronomia. Levando até Santarém os melhores restaurantes de cada região turística que por sua vez escolhiam para os seus cardápios as especialidades tradicionais regionais, o festival teve um papel fundamental na preservação do património gastronómico português.