Santa Maria recebe Encontro Regional de Turismo em Abril

Entre 16 e 19 de Abril, o Governo dos Açores realiza a segunda edição do Encontro Regional de Turismo, a Ilha de Santa Maria. Terá como tema principal “Açores, Destino Turístico Sustentável: Desafios e Oportunidades”.

O II Encontro Regional de Turismo quer ser um espaço de reflexão e debate sobre temáticas emergentes do sector, reunindo empresários, académicos, especialistas e responsáveis governamentais. Contará com diversos painéis, centrados em temas como “Processo de certificação dos Açores como destino turístico sustentável – Projectar o Futuro”; “Posicionamento dos Açores como destino turístico Sustentável”; “Estruturação do produto turístico Açores”; ou “Os principais mercados de aposta e inovação digital”.

“Todos os participantes terão a oportunidade de participar numa acção de plantação de árvores, uma forma de compensação da pegada carbónica do encontro, numa área de paisagem protegida”, revelou Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo. As inscrições para o II Encontro Regional de Turismo decorrem até 1 de Abril [aqui].

Na apresentação do encontro, em Vila do Porto, capital de Santa Maria, a governante sublinhou que o turismo se tem consolidado “como mais um dos motores de desenvolvimento dos Açores, com um papel cada vez mais importante na economia da região”. Marta Guerreiro, salienta que Santa Maria “tem condições para receber eventos como este, potenciando fluxos fora da época alta”, sendo um “excelente momento para promover, ainda mais, os seus produtos”.

A ilha registou “um aumento de 27,5% na oferta de camas desde 2012”. Para Marta Guerreiro, “Santa Maria tem registado uma evolução estável nas dormidas e claramente acima do crescimento da oferta, sendo de destacar o crescimento de 16,8% no ano de 2019”. Nesta ilha, o peso do mercado nacional é “muito significativo e representa mais de dois terços nas dormidas”. Destaca ainda o mercado alemão (7,2%), que cresceu 8,3% em 2019, e para o francês, com um crescimento de 78,8%.