Segmento de cruzeiros aumenta nos Açores

Os principais portos dos Açores prevêem receber este ano um total de 137 escalas de navios de cruzeiros, 190 mil passageiros e 82 mil tripulantes.

De acordo com números do Azores Cruise Club, estão previstas em Ponta Delgada 82 escalas, que devem trazer perto de 140 mil passageiros e 59 mil tripulantes, 22 na Horta com 20 mil passageiros e 8,7 mil tripulantes, 19 na Praia da Vitória e 3 em Angra do Heroísmo, que poderão levar àqueles dois portos da ilha Terceira cerca de 31mil passageiros e 13.200 tripulantes. Os meses de Abrir e Maio serão os de maior movimento.

Refira-se que o número de passageiros que chegou aos Açores a bordo dos navios de cruzeiros aumentou de 80 para 112 mil nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 41%, segundo a empresa pública Portos dos Açores. As escalas dos navios registaram também um crescimento de 95 para 97 unidades, ou seja, de 2%, o que se justifica, segundo a entidade, com a “atractividade do destino, o posicionamento nas rotas transatlânticas e a cada vez maior afirmação no corredor Atlântico”. Por ilhas, é São Miguel que liderou o número de escalas de navios de cruzeiros com 51 escalas, bem como com mais passageiros (86 mil), seguindo-se a ilha Terceira com 14 mil passageiros e 14 escalas e, finalmente, o Faial com 18 escalas e 10,5 mil passageiros.

Até ao final do ano que agora terminou, A Portos dos Açores indicava mais 47 escalas e um movimento de mais de 90 mil visitantes, entre passageiros e tripulações.