Semana da Cozinha Italiana promove Itália em Portugal

Decorre entre 19 e 28 de Novembro a terceira edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que em Portugal passa por três cidades, com diversas iniciativas e um total de 17 restaurantes italianos que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”.

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo é uma iniciativa promovida pelo Governo italiano, a decorrer em simultâneo em mais de 150 países, que visa promover a genuinidade e a qualidade dos produtos agro-alimentares e gastronomia “Made in Italy”. Em Portugal passa por Lisboa, Porto e Loulé, com um programa recheado de actividades que dão destaque às regiões de origem de produtos italianos e à dieta mediterrânica, e que assinala também os 150 anos da morte de Rossini.

A programação do evento foi apresentada esta quinta-feira na Embaixada de Itália, em Lisboa, num almoço que contou com a presença de Uberto Vanni d’Archirafi, embaixador de Itália em Lisboa, Santi Cianci, presidente da Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e Luisa Violo, directora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, entidades responsáveis pela organização do evento, a par com a ASCIP – Dante Alighieri do Porto e a contar com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

O programa da Semana da Cozinha Italiana no Mundo em Portugal conta com degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e com a conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde de adesão”. Iniciativas que fazem chegar a Portugal chefs italianos de renome, como é o caso de Pasquale Laera, distinguido com uma estrela Michelin, e personalidades como Raimondo Cappa e Raffaele Tiberino, cuja empresa prepara refeições para a Estação Espacial Internacional.

Uberto Vanni d’Archirafi quer que a gastronomia italiana em Portugal seja “um elemento de ligação com a comunidade portuguesa”, uma ponte entre dois países “com uma ligação muito especial”. O embaixador de Itália em Portugal fala do seu país como “um pequeno país do Mediterrâneo com uma enorme cultura agro-alimentar”, “um país que exprime a sua imagem através do seu património cultural”, do qual faz parte o património gastronómico em destaque nesta iniciativa.

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo é concebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação e o Ministério dos Bens e Actividades Culturais, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas empenhadas na promoção do Made in Italy e da cozinha italiana.