Semana do Turismo arranca com apresentação do programa “Portuguese Tourism All for All”

O programa Portuguese Tourism All for All, que visa desenvolver uma série de iniciativas que consolidem o nosso país como destino turístico que todos possam ter acesso, e vai ser apresentado esta sexta-feira em Campo Maior, marca o arranque da Semana do Turismo, promovida pelo Turismo de Portugal.

A sessão vai decorrer pelas 10 horas, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, e enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Turismo que este ano terá como lema “Turismo para Todos”.

De acordo com esse tema, o Turismo de Portugal lançou a Semana do Turismo entre esta sexta-feira e 1 de Outubro, no sentido de levar a todo o país esta preocupação de promover o turismo para todos, visando mobilizar os profissionais e as empresas turísticas para adaptarem a sua oferta às necessidades específicas de quem nos visita.

O vasto programa de iniciativas preparado para esta semana, vai actuar na melhoria do produto, com linhas de apoio à criação de acessibilidades em estabelecimentos hoteleiros e em espaços públicos, mas também através da divulgação de boas práticas de acessibilidade e na divulgação e promoção junto do turista, através de um canal online dedicado ao turismo acessível, alojado no visitportugal.com.

As primeiras iniciativas da Semana do Turismo vão contar com as presenças da secretária de Estado do Turismo, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, presidente do Turismo de Portugal, presidente da Turismo do Alentejo – ERT e presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e presidente da Câmara Municipal de Elvas.

Depois de Campo Maior, terá lugar, na Câmara Municipal de Elvas, o lançamento da linha de apoio a projectos wifi em centros históricos, acção que visa também promover o turismo para todos, neste caso o acesso gratuito a informação digital por parte dos turistas.

As celebrações do arranque da Semana do Turismo contam igualmente com apresentações do Portugal Heritage, no Forte da Graça, em Elvas, e da rede de museus e equipamentos de Évora, nos Paços do Concelho da cidade, visita à Fundação Eugénio de Almeida e Igreja S. Francisco, bem como de uma caminhada nocturna, em Santarém, integrada nas Jornadas Europeias do Património 2016, onde estarão abertos ao público, até às 23h30, 16 espaços culturais.