Setúbal é capital europeia do desporto 2016

Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela Aces Europe para ser a cidade europeia do desporto. Depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015), Setúbal vai ostentar a bandeira oficial do evento em 2016, que lhe é entregue esta quarta-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A Câmara Municipal de Setúbal apresenta o programa da cidade europeia do desporto aos eurodeputados, em cerimónia que contará com a presença do treinador de futebol José Mourinho e da campeã olímpica de maratona Rosa Mota, patronos do evento.

Pedro Pina, vereador da Cultura e Desporto considera que a eleição da cidade é “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas”, para acrescentar que “o desporto é um dos pilares da estratégia municipal para tornar a cidade mais atractiva e com mais qualidade de vida”.

“O município vai procurar potenciar o vasto património natural do concelho e aproveitar a oportunidade para promover a marca Setúbal além-fronteiras”, garantiu.

O programa tem já garantido uma prova de apuramento para os Jogos Olímpicos 2016, que terão lugar do Rio de Janeiro, no Brasil. Trata-se da prova de natação em águas abertas Entretanto, a organização ambiciona levar para a cidade sadina outras competições, sobretudo náuticas mas não só, tendo já compromissos com diversas federações de várias modalidades. A realização de uma das etapas da volta a Portugal em bicicleta em Setúbal, 40 anos depois da última realização, será, juntamente com um ultra-trail, outro dos destaques da iniciativa.