Setúbal usa os seus palmarés ao serviço do turismo

O palmarés de Setúbal em Portugal e no mundo, com prémios conquistados nos últimos anos em diferentes esferas de intervenção, centra a estratégia de branding do município em 2019 para apresentar a região como destino turístico de excelência.

   

    

Esta estratégia de afirmação e divulgação nos mercados nacionais e internacionais, na qual são destacadas distinções alcançadas em áreas como turismo, ambiente, cultura e urbanismo, é posta em prática, de acordo com comunicado da autarquia, na promoção do concelho na ITB – Feira de Turismo de Berlim, na Alemanha, e no Salão Mundial de Turismo de Paris, em França, ambos a realizar em Março, como aliás já aconteceu na FITUR, em Madrid.

Deste conjunto de prémios nacionais e internacionais que “reconhecem a riqueza ímpar de Setúbal”, destaca-se o caso do recente da distinção da Casa da Baía – Centro de Promoção Turística de Setúbal, instalada num edifício histórico reabilitado na Avenida Luísa Todi, como a “Melhor Experiência Local” no distrito de Setúbal em 2019, pelo guia Travel & Hospitality.

Setúbal ostenta também a “Marca Estrela” da Bloom Consulting, por registar a subida mais relevante da região de Lisboa na edição 2018 do Portugal City Brand Ranking.

O concelho setubalense arrebatou igualmente, em 2018, seis prémios na primeira edição do Portugal Cinco Estrelas, destinado a reconhecer a excelência dos recursos nacionais, nomeadamente nas categorias “Cozinha Tradicional”, com o choco frito, “Doçaria Regional”, com as tortas de Azeitão, e “Vinhos”, com o Moscatel de Setúbal.

“Praias”, com Galapinhos, “Reservas, Paisagens e Barragens”, com o Parque Natural da Arrábida, e “Serras e Montanhas”, com a Serra da Arrábida, foram categorias nas quais Setúbal também se destacou, a que acresce distinções, em 12 categorias, a nível distrital, de marcas, produtos e serviços de entidades públicas e privadas. Galapinhos foi também eleita a “Melhor Praia da Europa em 2017”, galardão do portal European Best Destinations.

Já a revista Wine – A Essência do Vinho elegeu Setúbal como “Destino Gastronómico do Ano 2015”. O município destaca-se também pelo “Prémio Cidade Limpa”, graças aos índices de qualidade obtidos na área do ambiente, quanto à higiene e limpeza urbana, distinção feita em 2018 pela Associação Humana Portugal. Entre outros, Setúbal recebeu ainda, em 2018, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, pelo trabalho desenvolvido na promoção no concelho sadino do uso deste meio de transporte.