Simpósio Luso-Alemão trata da energia em edifícios da hotelaria

O XIX Simpósio Luso-Alemão de Energia tem como mote a “Eficiência Energética e Energias Renováveis em Edifícios da Hotelaria”. Organizado pela Câmara de Comércio de Indústria Luso-Alemão, com apoio do Ministério Federal Alemão da Economia e Energia, o simpósio decorre no próximo dia 16 de Outubro, no SANA Lisboa Hotel.

A decorrer entre as 9h00 e as 17h00, o simpósio fornecerá informações sobre as novidades em matéria de eficiência energética e energias renováveis em edifícios da hotelaria na Alemanha e em Portugal. A comitiva conta com oito empresas alemãs que irão apresentar soluções e tecnologias avançadas ao nível de produtos e serviços para este sector.

A XIX Missão Empresarial Alemã – Simpósio & Contactos de Negócio engloba ainda reuniões individuais com empresas alemãs, a decorrer entre 17 e 19 de Outubro, com as empresas alemãs a estar disponíveis para encontros com congéneres portuguesas de modo a estabelecer potenciais parcerias neste mercado.

Em Portugal, cerca de dois terços do parque habitacional, incluindo os edifícios de hotelaria, carecem de reparação e de medidas concretas de eficiência energética, o que pode influenciar negativamente a situação financeira e o desenvolvimento sustentável das unidades hoteleiras, pelo que uma das soluções fundamentais passa pela melhoria das medidas de eficiência energética, bem como a redução dos custos energéticos.

A integração de energias renováveis em conceitos energéticos para edifícios possui um grande potencial económico sustentável. Assim, o Estado Português criou um quadro de política energética para a promoção de investimentos em medidas de eficiência energética e energias renováveis, tendo como peças-chave neste contexto o IFRRU 2020, ou a recente legislação sobre o autoconsumo.

A participação no simpósio com almoço incluído é gratuita, mas carece de inscrição prévia, a ser realizada até 8 de Outubro, e confirmação por parte da CCILA, sendo o número de participantes limitado. Todas as apresentações a decorrer no âmbito do simpósio terão tradução simultânea. Pode consultar o programa do XIX Simpósio Luso-Alemão de Energia [aqui].