Starwood e InterContinental querem criar o maior grupo hoteleiro do mundo

A Starwood Hotels & Resorts Worldwide e a InterContinental Hotels Group (IHG) iniciaram conversações com vista à criação do que será o maior grupo hoteleiro do mundo, segundo fontes ligadas às negociações citadas pelo Financial Times. A decisão poderá ser tomada até ao final deste ano.

No total, o novo grupo sumaria mais de 6 mil hotéis, sendo que actualmente a Starwood gere 1.207 unidades hoteleiras e a IHG conta com 4.800 estabelecimentos.

No entanto, a IHG anunciou, recentemente, que está em conversações com outra cadeia hoteleira com vista a uma fusão de negocios. Também a Starwood já iniciou negociações com outros grupos hoteleiros com o mesmo fim, como por exemplo o grupo norte-americamo Wyndham Hotel Group.

A capitalização da Starwood ascende os 13.800 milhões de dólares (cerca de 12.600 milhões de euros), enquanto a InterContinental temu m valor de 9.500 milhões de dólares (8.700 milhões de euros, aproximadamente), o que indica que a fusão dos negocios levaría à criação de uma grande companhia, no valor de mais de 23.00 milhões de dólares (21.500 milhões de euros.

No primeiro semestre deste ano a IHG duplicou os seus lucros, atinginco os 335 milhões de dólares, ao mesmo tempo que os lucros da Starwood baixaram 19%, ficando-se, no primeiro semestre, nos 235 milhões de euros.

Em Portugal, a InterContinental é responsável pelos hotéis InterContinental, Holiday Inn e Crowne Plaza, e a Starwood detém o Pine Cliffs Residence e o Sheraton Algarve (ambos em Albufeira), os Sheraton de Lisboa e do Porto, bem como o Convento do Espinheiro, em Évora.

C.M.