TAP alarga prazo de apoio a ideias criativas

A TAP alargou o prazo de entrega das candidaturas ao TAP Creative Launch até 31 de Março. O concurso de ideias criado pela TAP Portugal e pela Startup Lisboa insere-se no âmbito da comemoração dos Produtos e Serviços0 anos da transportadora aérea nacional.
Para concorrer é preciso ter uma ideia de negócio, um projecto ou até mesmo empresas já criadas, desde que tenham menos de três anos de actividade, e que contribua para o futuro da aviação e dos transportes aéreos.
As ideias ou negócios a concurso podem incluir a criação de apps destinadas a passageiros da companhia aérea, melhorias ao nível de serviços como as vendas a bordo, ou soluções para diminuir o impacto ambiental da transportadora.
Mas estas ideias têm de se enquadrar numa de sete categorias: Experiência em terra, Experiência a bordo (Entretenimento), Experiência a bordo (Serviços/Operações), Fidelização e retenção de clientes, Sustentabilidade (ambiental e redução de desperdício), Manutenção e Engenharia e Gestão de operações.
Entre o júri de avaliação contam-se nomes como Markus Durstewitz, director de Inovação da Airbus, Alexandre Barbosa, managing director da FaberVentures ou José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group.
João Vasconcelos, director executivo da Startup Lisboa, explica que “mais do que um prémio em dinheiro ou o acesso a um programa de aceleração, este concurso de ideias distingue-se por ter uma empresa da dimensão da TAP a aceitar receber inovação de uma startup e a dar-lhe acesso aos seus departamentos”.
É que, continua o responsável, “o mais difícil para qualquer startup é conseguir colaborar com grandes empresas que, tipicamente, não arriscam em soluções pouco testadas, provenientes de empresas inovadoras, mas arriscadas. Este concurso é uma oportunidade única de validar uma ideia inovadora para o sector da aviação”.
As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário disponível no website do concurso (www.tapcreativelaunch.com), onde se inclui o regulamento.
S.C.F.