TAP opta por reactores da CFM LEAP para equipar nova frota

A nova frota de 62 aviões da TAP Portugal vai ser equipada com reactores CFM LEAP – 1 A, ao abrigo de um acordo assinado esta segunda-feira com a CFM International, no âmbito do Airshow realizado em Farnborough.

Com a encomenda de 83 reactores LEAP – 1A que equiparão a nova frota de aviões Airbus A320/A321neo, a companhia aérea promove a melhoria global dos custos operacionais e da fiabilidade da sua frota, com ganhos de eficiência de 15% no consumo de combustível e emissões de CO2.

A encomenda desses novos aviões da TAP ao fabricante Airbus, cujo programa de entrega terá início no terceiro trimestre de 2018, foi anunciada em Novembro do ano passado.

“O sucesso do nosso relacionamento com a CFM International é por demais evidente atendendo à parceria de longa duração que vimos mantendo”, afirmou Fernando Pinto, presidente Executivo da TAP. “Ao longo de mais de 25 anos, a CFM tem fornecido à TAP reactores de elevada qualidade e fiabilidade operacional, proporcionando apoio de boa qualidade à nossa frota. Face a isso, esperamos um desempenho de igual nível dos novos reactores LEAP e é com grande expectativa que antecipamos a sua entrada em operação na nossa nova frota de aviões.”

O reactor LEAP-1A equipou o A321neo no seu primeiro voo em Fevereiro de 2016. Como planeado, faz a sua entrada em serviço em meados de 2016 no A320neo inicial, e proporcionará às companhias que o vão operar melhorias de eficiência da ordem dos 15% ao nível do consumo de combustível e das emissões de CO2, com uma margem de 50% face a novas regulamentações de emissões, uma diminuição muito considerável do nível de ruído, e a fiabilidade da CFM, líder na indústria, além de baixos custos operacionais.