Taxa turística vai ser implementada em São Tomé e Príncipe

Já foi publicado o decreto-lei que implementa a taxa turística de 3,00€ por turista e por noite em São Tomé e Príncipe, a partir do próximo dia 15 de Junho.

Esta taxa deverá ser cobrada pelas unidades de alojamento bem como pelas agências receptivas de turistas de cruzeiros que visitem as ilhas. Todos os turistas serão abrangidos por esta taxa, sendo a excepção para pernoitas superiores a doze dias.

Conforme uma responsável do turismo santomense referiu ao Turisver.com, esta receita irá ser canalizada para o Fundo de Turismo, que “a vai aplicar na melhoria de algumas infra-estruturas há muito necessárias”. A promoção do destino São Tomé e Príncipe irá também, segundo esta responsável, beneficiar com estas verbas.

Os valores cobrados pela taxa de turismo deverão ser mencionado na factura do alojamento, e pagos ao balcão das unidades de alojamento, que deverão depositar a verba numa entidade bancária até ao dia 8 do mês seguinte àquele em que se efectuou a cobrança.

De referir ainda que o visto para os cidadãos portugueses que se deslocam a São Tomé e Príncipe é gratuito, existindo no entanto uma taxa aeroportuária de 20,00€ a pagar no aeroporto, à saída do país.

São Tomé e Príncipe recebeu em 2015 cerca de 21.500 visitantes, sendo que os portugueses representaram mais de 50% do total de turistas recebidos.