Terminal de Cruzeiros de Matosinhos faz 3 anos e cresceu 38% no 1º semestre

Entre Janeiro e Junho deste ano, o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, que assinala três anos este mês de Julho, movimentou mais de 50 mil passageiros, um aumento de 38% face a igual período do ano anterior.

No que diz respeito a movimentos de navios, foram contabilizados mais de meia centena durante o primeiro semestre deste ano, o que representa um incremento de 16% face ao mesmo período de 2017.

Desde a foi inaugurado, a 23 de Julho de 2015, este terminal registou mais de 300 mil passageiros e acolheu 426 navios de cruzeiros, num crescimento de 39% e 23%, respectivamente, estimando-se que até ao final do ano passem por esta infra-estrutura um total de 110 mil passageiros, e 105 escaladas de navios, renovando o recorde que ano após ano vem alcançando. Estes números representam um aumento, face ao ano anterior, de 5% em navios e de 15% em passageiros, e representarão um gasto estimado de cerca de 8 milhões de euros na oferta turística da região.

Hoje, com o Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, Leixões tem capacidade para receber a maior parte de navios da actual frota mundial até um limite de 300 metros, podendo, em casos excepcionais, ser superior.

Corporizando um dos investimentos mais significativos da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – o novo terminal teve como objectivo preparar Leixões para receber navios de maior dimensão e possibilitar operações de “turnaround”.