Turismo apoia projecto de sustentabilidade em Lisboa

O Turismo de Portugal vai apoiar com 300 mil euros o projecto Viver@Misericórdia da freguesia da Misericórdia. O protocolo foi assinado esta quarta-feira, em cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Este projecto a implementar na freguesia da Misericórdia, insere-se na Linha de Apoio à Sustentabilidade e visa contribuir para a “promoção da actividade turística de forma sustentável, na sua vertente social e ambiental, promovendo a integração entre residentes e turistas”, lê-se numa nota do Turismo de Portugal.

O TP explica ainda que o Viver@Misericórida inclui seis iniciativas (Acessibilidade@Misericórdia, Experiências@Misericórdia, Noitelimpa@Misericórdia; Voz@Misericórdia, Cidadania@Misericórdia; Xtrarecollha@Misericória), que abarcam acções que vão da melhoria de acessibilidade a sanitários públicos, à recolha de lixo, passando por actividades de arte urbana, acções de sensibilização junto da população turista, e acções de cidadania, entre outras.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este é um projecto pioneiro e exemplar no âmbito da Linha da Sustentabilidade no Turismo” que “demonstra como o Turismo deve ser instrumento de mobilização de iniciativas sociais e culturais que promovam a coexistência entre residentes e turistas, valorizando a autenticidade e envolvendo as populações”. Recorda ainda a governante que “já foram aprovados até ao momento 8 projectos no âmbito desta Linha, no valor de 2,5 milhões de Euros” estando “neste momento em análise 50 projectos”.