Turismo começa a recuperar em França

De Janeiro a Março as dormidas na hotelaria aumentaram 1% face a igual período de 2015. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística de França a recuperação deve-se ao mercado interno.

Após uma queda e 1,8% no volume de dormidas na hotelaria ocorrida no último trimestre do ano passado, o turismo francês começou já a recuperar. No primeiro trimestre deste ano, as dormidas aumentaram 1% em termos homólogos ficando esta subida a dever-se principalmente ao mercado interno, já que, de acordo com os dados divulgados, os mercados externos continuam em baixa desde os atentados de 13 de Novembro, apresentando uma quebra de 2,7%.

“As dormidas de clientes estrangeiros continuam a baixar (-2,7%) embora menos que no trimestre anterior, quando caíram 8,7%”, revela o Instituto. Foi principalmente no mês de Março que se deu a recuperação, graças ao período de férias escolares e ao fim-de-semana alargado da Páscoa, já que tanto em Janeiro como em Fevereiro as quebras continuaram a fazer-se sentir.

Paris continuou a ser o destino em que as quebras do turismo estrangeiro mais se fazem sentir, com as dormidas na região parisiense a recuarem 6,3% face ao primeiro trimestre do ano passado, com -9.1% de dormidas de estrangeiros.