Turismo continua em alta no Algarve

De acordo com dados divulgados esta terça-feira pela AHETA, embora a taxa de ocupação no mês de Agosto se tenha mantido em linha com o mesmo mês do ano passado, o volume de negócios registou uma variação positiva de 4,2%.

Os dados preliminares divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, indicam que a taxa de ocupação global média/quarto do mês de Agosto se situou ao mesmo nível de 2015, com 93,1%. Apesar de positiva, a ocupação média ficou ainda bastante aquém da verificada no melhor ano, 1999, em que a ocupação/quarto ascendeu a 96,4%. Não obstante, em Agosto deste ano verificou-se uma subida de 1,2% na taxa de ocupação/cama, face ao mesmo mês do ano passado.

Por zonas geográficas foram registadas subidas em Lagos/Sagres (+2,8%) e Tavira (+2,2%), enquanto Albufeira, principal zona turística do Algarve, registou uma ocupação semelhante à do ano anterior.

Os bons resultados ficaram a dever-se aos mercados externos, a maioria dos quais apresentou subidas face a Agosto de 2015. O destaque, segundo a AHETA, vai para o mercado britânico que cresceu 14,4% e para o holandês que subiu 22%.

No pólo oposto situou-se o mercado interno que “na linha do que vem acontecendo desde o início do ano”, registou uma descida de 10,8% em termos homólogos.

O volume de vendas continua a ter um bom comportamento, tendo subido 4,2% durante o mês de Agosto.

Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,9% e o volume de negócios 14,5%.

A AHETA faz ainda notar que “as oscilações nos vários indicadores turísticos, durante os meses de maior procura, tendem a ser pouco expressivas e, por conseguinte, com pouco impacto nas médias anuais acumuladas”.