Turismo cresce em Setúbal

Dados referentes ao primeiro trimestre de 2016 a indicam um aumento de 13% nas dormidas na hotelaria de Setúbal face a igual período do ano passado.

De acordo com dados da Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERTL), baseados numa amostra de 87 da oferta turística de Setúbal, entre Janeiro e Março registaram-se 35.536 dormidas no concelho, contra as 31,394 no período homólogo de 2015, dos quais quase 21 mil dormidas dizem respeito ao turismo interno, que subiu no primeiro trimestre cerca de 18%.

Os números agora revelados confirmam a tendência de afirmação do turismo em Setúbal, que, em 2014 e 2015, revelou subidas totais anuais de 23% e 6,2% respectivamente, nas dormidas. O encerramento de duas unidades hoteleiras locais, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, poderão explicar o menor aumento registado em 2015.

Os primeiros dados de 2016 prenunciam o prosseguimento da rota de crescimento sustentado, tendo em conta, igualmente, que é esperado, no verão, um acréscimo do número de camas devido à abertura de novas unidades de alojamento no concelho.

No âmbito da estratégia de projecção externa do concelho, de realçar ainda a distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016, cujos eventos têm motivado a visita de milhares de pessoas.