Turismo de Portugal lança campanha de promoção do enoturismo

A nova campanha de promoção do enoturismo do Turismo de Portugal tem como lema “Wine pairs with Portugal”. Englobada no Plano de Acção para o Enoturismo, a campanha será lançada nos mercados do Reino Unido, Espanha, França, EUA, Brasil, Alemanha e Canadá.

O Plano de Acção para o Enoturismo tem como objectivo posicionar Portugal como destino de referência mundial neste segmento turístico. Para a nova campanha foram criados seis filmes, um genérico e cinco específicos, que convidam a experienciar o enoturismo em Portugal, através da promoção de pairings entre o vinho e alguns dos atractivos turísticos do país.

Assim, para além do genérico “Wine pairs with Portugal”, a nova campanha conta com os filmes “Wine pairs with Adventure”, “Wine pairs with Art”, “Wine pairs with Discovery”, “Wine pairs with Music” e “Wine pairs with Wellness”. Inserido no activo estratégico Gastronomia & Vinhos da ET 2027, como um dos actives qualificadores do destino, o enoturismo possui capacidade de atracção e retenção de turistas nos territórios de menor densidade, ao longo do ano.

O Plano de Acção e a campanha lançada a 28 de Fevereiro, visam valorizar o destino Portugal, numa lógica de cruzamento entre sectores, contribuindo para a coesão e sustentabilidade da actividade turística. Desde o lançamento do Plano, em Março de 2019, já foram aprovados mais de 60 milhões de euros de investimento, em 38 projecto de desenvolvimento da oferta em diferentes vertentes.

Na apresentação na nova campanha foi também apresentado o ENOTUR – Programa de Formação para o Enoturismo. A formação dirige-se a profissionais do sector do turismo e do sector vitivinícola, dotando-os de competências globais de organização, planeamento, gestão e execução de projectos para potenciar a experiência do visitante, e também na utilização dos recursos turísticos da região na concepção da oferta do produto enoturismo.

Destaque, ainda, para outras acções que incluem o desenvolvimento de Planos de Promoção Regionais e o lançamento da plataforma digital “Portuguese Wine Tourism”, um hub de informação e promoção internacional do destino, específico para este segmento.

De referir, ainda, que 5ª Conferência Mundial de Enoturismo realizar-se-á em Reguengos de Monsaraz, em Novembro deste ano. A organização, sob a égide da Organização Mundial do Turismo, conta com o apoio do Turismo de Portugal e de outras organizações e associações nacionais e internacionais ligadas ao sector, como é o caso da Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho.