Turismo dos Açores apresenta plano estratégico para retoma do turismo

A Associação de Turismo dos Açores reuniu esta segunda-feira o Conselho Consultivo e apresentou a 19 personalidades de 15 entidades regionais um plano estratégico com o foco na retoma do turismo, que tem em consideração o Novo Paradigma no Turismo.

A reunião extraordinária do Conselho Consultivo teve na sua ordem de trabalho a discussão e análise do panorama actual e futuro do turismo nos Açores, bem como as perspectivas e medidas estratégicas conjuntas a seguir. Para a ATA, no Novo Paradigma no Turismo serão fundamentais a reputação e preocupação pela segurança sanitária.

Segundo este novo paradigma, a Associação acredita que os turistas vão querer evitar destinos de grande aglomerado de pessoas. Valorizarão destinos com menor concentração de pessoas, privilegiando o que é mais autêntico, as experiências ao ar livre e contacto com a natureza, enquanto sinónimo de saúde e bem-estar. Prevê que a preocupação pela escolha de destinos mais sustentáveis seja cada vez maior.

Assim, a ATA entende estar perante uma “oportunidade de ouro” para posicionar os Açores na linha da frente enquanto destino turístico que reúne condições únicas para satisfazer as necessidades dos viajantes. A estratégia de retoma económica será faseada, começando pela implementação de medidas sanitárias, passando para o estímulo dos mercados, devendo começar pelo mercado nacional.

O plano apresentado esta segunda-feira, que pretende mostrar aos mercados emissores uma mensagem de confiança e de união do povo açoriano, contou com o apoio e aprovação das 15 entidades regionais presentes, que contribuíram também com algumas ideias a ser implementadas.