Turismo inicia consulta pública para nova estratégia 2027

O Governo abre processo de consulta pública, destinada a construir um referencial de longo prazo para o sector do turismo que enquadrará também o próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027, que será conhecido por Estratégia Turismo 2027 (ET 27). A conferência de lançamento ter lugar no próximo dia 24, às 14h30 em Tomar.

O encontro contará com intervenções do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Nesta ocasião será ainda disponibilizado o documento ET 27 para discussão pública.

O evento reflecte a lógica de construção da ET 27 que se quer plural e participada. Os dois painéis desta conferência pretendem evidenciar perspectivas distintas e diferenciadoras sobre o Turismo. Integram oradores provenientes de contextos diversos que contribuirão com as suas ideias e experiências, para o debate sobre o futuro do turismo.

A sessão de abertura contará com discursos de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português e da secretária de Estado do Turismo. Para falar das políticas e estratégias para o turismo vão estar Luís Araújo e Nuno Fazenda, do Turismo de Portugal. O painel “O Turismo nos próximos 10 anos – Insiders View”, conta com a participação de Luís Veiga (AHP), António Marques Vidal (APECATE), Manuel Esteves (AHRESP), Pedro Costa Ferreira (APAVT) e Desidério Silva (ANT). Este tema vai ser também debatido numa perspectiva de “out of the box). O encerramento fica a cargo do ministro da Economia.

O debate irá decorrer até ao final do ano e vai agregar não apenas a visão de empresas, instituições e autoridades regionais, mas também reunir os contributos de campos transversais e decisivos para o turismo, como a cultura e a animação.

A ET 27 visa dar sentido estratégico às opções de investimento, promover a integração das políticas sectoriais e assegurar uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027.

Dez Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) vão ser operacionalizados até Setembro e em todo o país, na formulação de respostas a pelo menos 10 desafios identificados pelo Governo, entre os quais estão a sazonalidade, as assimetrias regionais e os baixos rendimentos dos profissionais do turismo. A consulta pública envolverá empresas, instituições e Regiões e levará à construção da Estratégia Turismo 2027 (ET 27).