Turismo na próxima década debate-se em Braga e no Porto

“Turismo na próxima década: desafios e perspectivas” é o tema da 9ª Conferência Internacional de Turismo que vai decorrer pela primeira vez em Portugal, de 26 a 29 de Junho.

As cidades de Braga e do Porto foram as escolhidas para receber os trabalhos da 9.ª edição da Conferência Internacional de Turismo, que vai reunir cerca de 150 participantes, de mais de 30 nacionalidades.

A abertura está marcada para as 19h00 de dia 26 de Junho, na Universidade Católica Portuguesa de Braga (Campus Camões) e nela estarão presentes os professores Konstantinos Andriotis e Dimitris Stylidis, da Universidade Middlesex, de Londres, D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, o João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Porto e Norte de Portugal. Durante a sessão, haverá um Porto de Honra e uma actuação das tunas de Braga.

Do vasto programa da Conferência, destaque para a apresentação dos oradores convidados, nomeadamente Nuno Fazenda, do Departamento de Estratégia do Turismo de Portugal (dia 27, das 8h45 às 9h30) e Tazim Jamal, da Universidade A&M do Texas (dia 28, das 8h45 às 9h30).

De salientar ainda que o director Regional da Cultura do Norte, António Ponte, irá presidir a uma sessão especial em português, subordinada ao tema “Património e Turismo: olhar o presente e pensar o futuro”, que terá lugar dia 27, entre as 11h30 e as 13h00.

No dia 27, a finalizar os trabalhos, irá decorrer na Colunata do Bom Jesus, entre as 18h00 e as 19h00, uma Mostra Gastronómica e de Artesãos, em que estará presente o Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, e um representante do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Já no dia 29, o evento muda-se para a cidade do Porto, com a sessão de boas-vindas dos participantes à Invicta a estar marcada para as 10h00, com a presença do Vereador do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente.