Turistas brasileiros gastam cada vez menos no estrangeiro

Apesar da queda do dólar nos últimos meses, os gastos de turistas brasileiros no exterior atingiram em Julho o menor nível em sete anos. Segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, as despesas com viagens internacionais somaram 1,362 mil milhões de dólares.

Em Portugal, dados do Banco de Portugal indicam que em Maio os brasileiros deixaram 32,5 milhões de euros, menos 9,4% face ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de Janeiro a Maio os cidadãos brasileiros que visitaram Portugal gastaram 136,5 milhões de euros, uma quebra de 11,3% quando comparado com o mesmo período de 2015.

De Janeiro a Julho, os gastos dos turistas brasileiros no exterior continuaram a diminuir em relação ao ano passado. Nos sete primeiros meses do ano, os turistas brasileiros gastaram 7,894 mil milhões de dólares fora do país. O montante é 32,05% inferior aos 11,617 mil milhões de dólares registados no mesmo período de 2015.

Comparando mês a mês, os gastos de turistas brasileiros no exterior ficaram praticamente estáveis em relação a Junho, quando as despesas já tinham somado 1,371 mil milhões de dólares. Ao longo de 2016, as despesas com viagens internacionais têm rondado a casa dos mil milhões de dólares.