Turquia concede isenção de vistos de turismo a Portugal

A 27 de Fevereiro a Turquia anunciou que concederia aos cidadãos de cinco países da União Europeia, incluindo Portugal, isenção de vistos para estadias inferiores a 90 dias e por motivos turísticos.

A medida surge após o destino ter implementado a isenção de vistos para outros países da UE, bem como para cidadãos do Reino Unido. Nesta segunda leva, ao lado de Portugal surge a Croácia, Irlanda, Malta e Noruega. A isenção de vistos a estes cinco países surgiu de modo a “manter a coesão do nosso regime de vistos para com os membros da UE e do Espaço Shengen”, explicou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hami Aksoy.

A isenção de vistos permite viagens de lazer com uma duração máxima de 90 dias, a cada período de 180 dias. “Esta medida tem como objectivo aumentar o nosso potencial turístico junto destes países, bem como o desenvolvimento das nossas relações bilaterais em outros sectores”, acrescentou ainda o porta-voz.

Anteriormente, a isenção tinha sido atribuída, a 20 de Fevereiro, aos cidadãos da Áustria, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Espanha e Reino Unido, a arrancar esta segunda-feira. A isenção de vistos para os portugueses entrou também em vigor a 2 de Março. Com estas medidas prevê-se um crescimento no número de chegadas à Turquia, que é já um destino turístico popular.