Universidade Europeia e IPDAL apresentam vencedores do programa CITS Roots4

A Universidade Europeia e o IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas apresentaram esta quarta-feira, no Campus da Lispolis, em Lisboa, os vencedores do programa CITS Roots 4 que promove o desenvolvimento sustentável na América Latina.

O desafio foi lançado a 120 estudantes dos cursos de Gestão Hoteleira e de Turismo e resultou em 25 trabalhos que propõem a dinamização de eventos, itinerários combinados entre países, intercâmbios escolares, turismo voluntário, alojamento sustentável em casas modulares com materiais reciclados e formação em parceria com universidades locais. Os trabalhos incluem ainda a dinamização da comunidade local e com empresas privadas como a National Geographic, para a recolha de lixo, e com a MSC Cruises, no sentido de fomentar novas rotas a ilhas menos exploradas.

Este programa tem como objectivo desenvolver projectos em quatro domínios – economia, educação, eficiência e colaboração (boas práticas) -, que têm como fundamento quatro dos 17 objectivos do Convénio do Millenium para um Mundo mais equitativo, em países emergentes da América Latina e Caraíbas onde a autenticidade e o potencial turístico existem, mas estão pouco desenvolvidos e onde a sustentabilidade deve ser o mote de desenvolvimento regional e hoteleiro.

Na cerimónia desta quarta-feira estiveram presentes os embaixadores e conselheiros do Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Peru, Argentina e Uruguai.