UNWTO lança plataforma online sobre turismo sustentável

Promover um maior compromisso com o turismo sustentável é o principal objectivo da Plataforma de Turismo para os SDGs, que a OMT acaba de lançar.

A ferramenta online é projectado para fazer avançar a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável através do turismo, e foi desenvolvido pela Organização Mundial de Turismo (OMT), com o apoio da Secretaria de Estado da Suíça para os Assuntos Económicos.

Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global ambiciosa para as pessoas, o planeta, a prosperidade e a paz através de parcerias. Os ODS visam acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, e resolver a mudança climática até 2030, e a relevância económica do turismo, representando até 10% do PIB do mundo e emprego não podia ficar de fora

“Assim, o “Tourism4SDGs.org” é espaço que permite aos utilizadores aceder a uma ampla gama de recursos, que podem adicionar as suas iniciativas próprias, resultados e projectos, motivar discussões e cooperação, e compartilhar boas práticas relacionadas com o turismo e a desenvolvimento sustentável.

As três principais características da plataforma actuam com um chamado “Acção, Aprender, Compartilhar e Agir, os três níveis de interacção no Tourism4SDGs.org, que visam incentivar a conversação e colaboração para um sector de turismo sustentável.