Urban Sketchers promovem Portugal

Num desafio lançado pelo Turismo de Portugal, durante um ano 24 artistas do colectivo internacional Urban Sketchers percorreram o país, num projecto que resultou em 773 desenhos, vídeos e um livro que serão utilizados em iniciativas de promoção de Portugal.

O desafio proposto aos artistas era que partilhassem o seu talento, dando a conhecer o destino sob diferentes perspectivas. A preto e branco ou a cores, explorando temas como natureza, património, gastronomia e pessoas, recantos e pormenores que passam despercebidos, os desenhos mostram um destino diversificado que pode ser visitado ao longo de todo o ano.

Do surf ao golfe, da religião à cultura, este projecto de promoção turística decorreu durante todo o ano que passou, em todas as regiões do país, tendo cada viagem sido registada em vídeo, fotografia e entrevistas com os 24 artistas nacionais e internacionais. Estes resultados foram partilhados nas redes sociais do Turismo de Portugal sob o hashtag #SketchTourPortugal.

O livro “Um país desenhado para si | A country sketched for you”, dedicado ao Sketch Tour Portugal, pretende ser mais do que um catálogo ao inclui um itinerário do país e várias páginas em branco, num convite ao leitor para que desenhe as suas próprias viagens. Em breve estará também disponível um site dedicado ao Sketch Tour Portugal que sintetiza temas, percursos e notas biográficas dos participantes, bem como os próprios desenhos.

Simpósio Internacional dos Urban Sketchers no Porto

De 18 a 21 de Julho, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe o nono Simpósio Internacional dos Urban Sketchers, com três dias de workshops, palestras e diversas actividades de desenho in situ. Para esta edição em Portugal esperam-se cerca de uma centena de sketchers nacionais e 700 estrangeiros, em principal dos EUA, Reino Unido e Alemanha, que planeiam ficar na cidade entre cinco a sete dias, segundo dados da organização.

O Simpósio Internacional conta com a exposição Sketch Tour Portugal, onde podem ser admirados os materiais reunidos durante o ano de 2017. O evento conta com o apoio do Turismo de Portugal, ao abrigo do Programa de Apoio à Captação e Realização de Congresso e Eventos Corporativos e Associativos.