Valpaços: 2,5M€ para potenciar turismo de natureza

Cerca de 2,5 milhões de euros é o valor que a Câmara Municipal de Valpaços prevê aplicar numa ecovia de 62Km, numa ciclovia, passadiços e pontos de pesca nas praias fluviais, com o intuito de atrair mais visitantes ao concelho, numa óptica de turismo de natureza.

Segundo avança a Lusa, Amílcar Almeida, presidente da CM Valpaços, afirma estar a fazer “uma forte aposta” neste segmente turístico e naquilo que “o concelho tem de diferenciador”. Assim, o município vai avançar com a construção de uma ecovia ao longo do Rio Rabaçal, entre os limites com os concelhos de Chaves e Mirandela.

À ecovia junta-se a construção de passadiços, a colocação de espreguiçadeiras e cerca de 70 pontos de pesca, que visam dotar Valpaços de qualidades para que possa acolher provas internacionais. O projecto inclui ainda uma ciclovia, que vai “ter uma parte suspensa em cima de um regato”, segundo explica Amílcar Almeida.

As intervenções, que se esperam concluídas até ao Verão de 2019, incluem ainda a instalação de uma âncora de canoagem e de espaços para os mais novos na Praia Fluvial de Rio Torto, bem como a construção de passadiços que vão subir até “à fraga furada” na Praia Fluvial de Ribeira da Fraga.