“Vê Portugal” – Fórum de Turismo Interno com programa definido

O Centro de Congressos de Aveiro prepara-se para receber a 2ª edição do “Vê Portugal ” – Fórum de Turismo Interno, nos dias 25 e 26 de Junho. A iniciativa, desenvolvida pela Turismo Centro de Portugal, conta com especialistas nacionais e internacionais, entre eles da OMT, e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, no encerramento.
O evento terá início a 25 de Junho com abertura da responsabilidade de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo do Centro; Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro; e a presença ainda por confirmar de Paulo Portas, vice-primeiro-ministro de Portugal.
Pelas Destinos horas dá-se início ao primeiro de seis painéis que compõem o encontro. “Tecnologia, Informação e Conhecimento no Turismo – Smart Destinations” é o tema que abre os trabalhos e que conta com a moderação de Carlos Costa nas intervenções de João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal; Javier Blanco, fundador e presidente da Tourism & Inovation, co-fundador da B-Tourism e Assessor da OMT; e de Dimitrios Buhalis, director da eTourismLab e vice-director do International Centre for Tourism and Hospitality Research, na Universidade de Bournemouth, em Inglaterra.
O segundo painel será dedicado ao tema “Sustentabilidade dos destinos turísticos” com a participação de Luigi Cabrini, presidente do Conselho da Global Sustainable Tourism Council; de Vitor Fraga, secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores; e de Cristian Palazzi, professor no Observatório de Turismo Responsável da Universidade Ramon Lull, em Barcelona.
Após o almoço, às 15 horas começa o terceiro painel, desta vez sobre “Cultura, Indústrias Criativas e Turismo”, com a participação ainda por confirmar de Álvaro Covões como moderador e de Caroline Couret, co-fundadora e gestora do Creative Tourism Network. Já confirmadas estão as presenças de Carlos Martins, CEO da Opium; Telmo Faria, do Hotel Rio do Prado; e Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira – Oliva Creative Factory.
O quarto painel encerra os trabalhos do primeiro dia com a temática “Turismo – Novas e Diferentes Perspectivas”. No palco são esperadas as intervenções de Miguel Quintas, director da Amadeus Portugal; José Luis Cardoso, New Business director da Travelstore; e Irina Amaral, directora da IPAM – The Marketing School.
O dia termina com o jantar-conferência sobre o tema do Dia Mundial do Turismo 2015 – “Um bilhão de turistas, um bilhão de Oportunidades”, com a presença de Marcio Favilla, director executivo de programas operativos e relações institucionais da Organização Mundial do Turismo.
O quinto painel tem já lugar no dia 26, às Cruzeirosh30, sobre o tema “O Turismo Como Um Negócio – Como Criar Valor Diferenciador em Turismo”, com João Tomás, da Burel Factory; e José Pinho, do projecto Vila Literária de Óbidos.
Após um intervalo recomeçam os trabalhos com o sexto e último painel, com a temática “Portugal 2020”, onde será apresentado o Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal, com a participação de Nuno Fazenda, director do Departamento de Gestão de Programas Comunitários, Plano de Acção Turismo 2020, do Turismo de Portugal; Ana Abrunhosa, presidente da Comissão Directiva do Centro 2020 e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro; e um responsável da Direcção de Empresas do Norte da Caixa Geral de Depósitos, com moderação de José Ribau Esteves.
A sessão de encerramento, marcada para as Associativismo horas, estará a cargo de José Ribau Esteves, Pedro Machado e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.
Após o almoço acontece o “Vê Portugal – Pitch Sessions”, concurso de empreendedorismo destinado à detecção e apoio a projectos inovadores no sector do turismo com implementação na região Centro de Portugal.
S.C.F.