Verão no Porto Santo inicia com Festival Rota do Atum

De 4 a 9 de Junho, o Porto Santo recebe a segunda edição do Festival Rota do Atum, dinamizado pelo Vila Baleira Resort, mas a decorrer um pouco por toda a ilha, com o intuito de promover a economia e turismo da região e combater a sazonalidade.

A segunda edição do Festival Rota do Atum foi apresentado num evento em Lisboa na passada terça-feira, em que Bruno Martins, director-geral do Vila Baleira Resort, falou na sazonalidade do turismo no Porto Santo, concentrado essencialmente no mês de Agosto. De forma a reverter esta situação foi criado o conceito do Festival Rota do Atum, que contou com a sua primeira edição em 2018.

O festival foi marcado para o início do mês de Junho, que coincide com o começar da época de Verão e o arrancar das operações charter, com voos directos desde o Porto e Lisboa, mas também com a época mais forte da faina do atum. Bruno Martins encara a edição de 2018 como um “ensaio”, com o festival a aprimorar-se para a sua segunda edição.

“Sentimos que havia espaço para desbravar” e, de modo a tornar este evento “um cartaz turístico a nível regional”, o Festival Rota do Atum sai para além do espaço do resort (onde decorreu na totalidade no ano passado) e chega também a 15 dos melhores restaurantes da ilha. Os restaurantes associados vão apresentar menus especiais durante os seis dias, em que o atum é rei tanto ao almoço (20€ por pessoa), como ao jantar (25€).

No decorrer do festival os 15 restaurantes serão avaliados, através de um inquérito entregue aos clientes da Rota do Atum, com os prémios aos vencedores a ser entregues numa gala a decorrer a 9 de Junho. Para além das iniciativas técnicas e lúdicas, o festival levará até ao Porto Santo alguns conhecedores do atum a nível regional e chefs nacionais e internacionais de renome.

Para além dos profissionais de Portugal (José Cordeiro – embaixador do II Festival Rota do Atum –, António Vieira e Manuel Santos), Espanha (José António Goye), Itália (Carmine Basile) e França (Yves Gautier), que haviam já marcado presença na primeira edição do evento, o festival conta este ano com a presença de chefs de três países convidados, em concreto o Japão (Shinya Koike e Hirotoshi Ogawa), Filipinas e Austrália (Ben Borsht).

O Festival Rota do Atum é promovido pelo Vila Baleira Resort e conta com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira e da Associação de Promoção da Madeira. Vai contar com animação lúdica com showcookings, música, fotografia, dança, tertúlias e workshops.