Vila Nova de Gaia vai ter novo hotel de 5 estrelas

Vila Nova Gaia prepara-se para ver surgir uma nova unidade hoteleira até ao início de Setembro. Trata-se do Boeira Garden Hotel, com 119 quartos e cinco suites, uma unidade hoteleira de 5 estrelas que envolveu um investimento de 17,5 milhões de euros.

O novo Boeira Garden Hotel surge no âmbito de um projecto de enoturismo que se vem a desenvolver há 20 anos e cujo investimento global ascende aos 38 milhões de euros. O hotel, englobado na Quinta da Boeira, no centro de Vila Nova de Gaia, é a quinta e última fase deste projecto.

O hotel de luxo terá como tema principal a arte e cultura, conciliando, segundo o site do empreendimento, “um ambiente requintado, confortável, sofisticado, tranquilo, ladeado pelos jardins da quinta, no melhor dos dois mundos: cidade e natureza”. Contará com bar, restaurante, piscina interior, Spa, sauna, ginásio, um rooftop para eventos e uma Enoteca.

Numa fusão entre o clássico e o moderno, o Boeira Garden será um eco hotel, contando com painéis solares fotovoltáicos, com depósitos para reserva de água freática para instalações sanitárias e rega, e apostando no cuidado com a conservação da natureza. Pretende, também, oferecer aos hóspedes o contacto com a produção vinícola.

As origens da Quinta da Boeira remontam a 1850, data de construção do palacete que se encontra em perfeito estado de conservação. Foi em 1999 que a quinta foi adquirida pela sociedade que vem desenvolvendo este projecto de enoturismo, que pretende preservar o património e promover as diversas actividades sócio culturais.

Foi na Quinta da Boeira que surgiu, em 2014, a maior garrafa, um projecto a cargo do arquitecto Siza Vieira. Esta homenagem aos vinhos portugueses é uma garrafa gigante, com 32m de comprimento e 10m de largura, cujo interior alberga uma sala de provas e de projecção de filmes, com capacidade para 120 pessoas.