Vítor Neto: E os donos disto tudo são…

Google. Booking. TripAdvisor. Estes são, segundo o antigo secretário de Estado do Turismo, alguns dos novos “donos disto tudo” no que ao turismo diz respeito, aos quais se juntam ainda outras plataformas globais.

Ao falar há dias numa das conferências do ciclo “Caixa 2020”, Vitor Neto, empresário do sector, presidente da Associação Empresarial do Algarve e antigo secretário de Estado do Turismo, deixou claro que esta actividade económica ganhou novos players e operadores sem rosto, sendo eles que ditam as regras de mercado. Mais do que isso, Vitor Neto sublinhou que isto de ter uma actividade controlada por plataformas globais, sejam elas quais forem, não é uma coisa do futuro, mas sim do presente, já acontece hoje.

Na sua intervenção, Vitor Neto salientou os números da Organização Mundial do Turismo, que espera que o mundo receba, em 2020 1.400 milhões de turistas em todo o mundo quando ainda não há muitos anos ultrapassámos os mil milhões.

Falou também das expectativas para o turismo português que terá aumentado 6,5% em dormidas de 2014 para 2015, embora o ex-secetário de Estado tenha alertado que não se deve confundir turismo com mobiliário, da mesma forma que os programas de requalificação urbana em Lisboa e no Porto, inseridos em programas de alojamento local, também não devem ser confundidos com requalificação da oferta turística.