Volvo Ocean Race regressa a Lisboa em 2017

A Volvo Ocean Race regressa, pela terceira vez, a Portugal em 2017. Foi anunciada ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a passagem do evento por Lisboa, após o sucesso da edição de 2015.

Na edição de 2017 Lisboa será a segunda paragem da regata, depois da prova iniciar em Alicante, sendo a primeira vez na história da Volvo Ocean Race que os barcos rumam a norte após a partida. A segunda etapa ligará Lisboa a Cape Town, recriando o percurso realizado por Vasco da Gama há mais de 500 anos.

A stopover em Portugal é significativa pelo Boatyard, estaleiro da competição já instalado da Doca de Pedrouços, que assegura que toda a manutenção e upgrade dos barcos será feita em Lisboa.

Segundo José Pedro Amaral, director geral da Sail Portugal, empresa responsável pelo stopover na capital, o Boatyard vai “aumentar consideravelmente a exposição mediática internacional do país, funcionando como um hub da Volvo Ocean Race”. Acredita também que Lisboa poderá vir a funcionar como uma base de treino para muitas equipas, podendo até vir a ser sede da Volvo Ocean Race.