Voo inaugural da LATAM de São Paulo para Lisboa em clima de festa

O primeiro voo da companhia LATAM a ligar São Paulo a Lisboa, aterrou cerca das oito da manhã, tendo tido uma festa de baptismo madrugadora. Marcaram presença no evento vários responsáveis da companhia aérea para a Península Ibérica, o director do aeroporto de Lisboa, entidades da ANA Aeroportos e da portway.

  

Chegado à hora prevista, o B767 da LATAM teve no baptismo um banho cruzado de vermelho e azul, que coloriu toda a fuselagem do avião, que lentamente como que querendo usufruir do momento lá se foi dirigindo para porta 141.

Na chegada os passageiros foram brindados com uma exibição de capoeira, pela escola de dança Alto Astral, pastéis de nata e outros mimos, na partida a festa comemorativa deste voo inaugural para os 170 passageiros que rumaram a São Paulo foi mais completa e claro teve muita adesão e realizou-se na porta de embarque 141.

Depois das fotos à tripulação que levaria o Boeing até São Paulo, foi tempo dos discursos, tendo usado da palavra o director comercial da LATAM para Espanha e Portugal, e João Nunes director do aeroporto de Lisboa. Depois seguiu-se a festa, show de capoeira, bolo de baptismo, sumos e águas, e fotos feitas ao momento que os passageiros levaram de presente dado que eles são a razão da existência desta nova rota da companhia

O director do Aeroporto Humberto Delgado, João Nunes afirmou ser um prazer receber a LATAM, membro da aliança Oneworld, “um novo cliente do aeroporto de Lisboa e da ANA”, pelo facto de este ser o maior grupo de companhias aéreas da América do Sul, voando para mais de 150 destinos, transportando mais de 60 milhões de passageiros e que tem uma forte perspectiva de crescimento. “Congratulamo-nos também ainda por saber que os primeiros voos da LATAM contam com mais de 90% de ocupação numa rota que será operada por um B767 com capacidade para 191 passageiros e que terá cinco frequências semanais”, disse.

Segundo João Nunes, esta operação da LATAM “surge numa altura de elevada procura do aeroporto de Lisboa que no ano de 2017 registou um crescimento histórico de 18,8%, atingindo 26.7 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento num só ano de 4,3 milhões de passageiros”, para acrescentar que “no primeiro semestre de 2018 o nível de crescimento mantém-se nos dois dígitos com 12,9%.”

O director da infra-estrutura portuária da capital portuguesa lembrou que “este crescimento de tráfego muito significativo que temos registado nos últimos anos no aeroporto de Lisboa tem colocado muita pressão nas nossas infra-estruturas, mas ainda assim, fruto de várias intervenções desenvolvimentos, a ANA tem conseguido na generalidade dos casos garantir níveis de serviços acordados e a satisfação dos seus clientes.

No que respeita a ligações com a América do Sul, o director do aeroporto de Lisboa destacou que o tráfego em 2017 cresceu 18,3% para 1,7 milhões de passageiros enquanto a taxa de crescimento no primeiro semestre de 2018 foi de 17,5%. “Estes números evidenciam a forte procura pelo aeroporto de Lisboa que se afirma crescentemente como destino e como hub entre a Europa e as Américas”, referiu.