WTTC: Portugal é exemplo a seguir no turismo

Quem o diz é Gloria Guevara, presidente do WTTC que, na abertura do 1º Fórum de Líderes da Europa, esta terça-feira, 11 de Setembro, em Lisboa, elogiou as políticas de turismo seguidas em Portugal e que, na sua opinião, “devem ser replicadas”. Na mesma sessão, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, atribuiu o sucesso ao trabalho conjunto do Governo e empresários.

Na abertura do 1º Fórum de Líderes da Europa, a presidente do WTTC – World Travel & Tourism Council, deteve-se a apresentar os principais indicadores do turismo em Portugal, sublinhou o “crescimento impressionante” e afirmou mesmo que este crescimento não tem sido feito apenas em termos de quantidade (de turistas) mas também de qualidade, o que comprovam indicadores como o RevPar.

Face aos resultados positivos que enumerou, Gloria Guevara não se escusou a afirmar que as políticas que Portugal introduziu na actividade do turismo “devem ser replicadas”, até pela enorme contribuição que o sector tem dado à criação de emprego. “Um em cada cinco empregos em Portugal depende do sector turístico”, avançou, afirmando que dado o impacto do turismo português no PIB “temos que perguntar como fizeram e replicar as políticas daqui”.

De crescimento falou também o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que partilhou os “louros” com os empresários, afirmando que na base do sucesso do turismo português esteve o “trabalho conjunto” entre Governo e empresas.

Recordou a propósito os objectivos da estratégia a 10 anos desenhada para o turismo (Estratégia Turismo 2027) “muito discutida com o sector privado” tendo em vista levar o turismo a todas as regiões do país, durante todo o ano, garantir a sustentabilidade do alojamento, da economia regional e da criação de emprego, entre outras vertentes.

Apoios ao investimento, aposta na inovação e na formação dos recursos humanos e também na sustentabilidade dos destinos, foram outras medidas com que o ministro justificou o sucesso do turismo em Portugal.

*Reportagem completa na próxima edição da revista Turisver.