WTTC: turismo mantém crescimento apesar de contratempos

Segundo um relatório da WTTC – World Travel & Tourism Council, independentemente dos contratempos vividos nos primeiros seis meses de 2016 o turismo mundial espera um crescimento de 3,1%.

O novo relatório é uma revisão ao antigo, de Março deste ano, que anunciava um crescimento em 2016 na ordem dos 3,3%. O revés deve-se aos desafios relacionados com o terrorismo, instabilidade política, economia mundial e ao Brexit. Ainda assim, os novos resultados ligados ao turismo mundial mostram-se, no geral, positivos.

O relatório foca-se no impacto do Brexit, mostrando que o turismo no Reino Unido irá manter-se em boa forma, esperando-se que as vendas ligadas ao turismo tenham um avanço de 3,6% em 2016. Contudo, o crescimento mais fraco do poder de compra dos britânicos leva a uma redução das suas viagens, na ordem dos 3%.

Segundo o relatório, a Europa irá deparar-se com visitantes a gastar menos dinheiro, mas, ainda assim, terá um crescimento de 2,2%. A América do Norte crescerá 3,1%. O Sudeste e Nordeste Asiático também apresentam crescimento, 4 e 4,7% respectivamente, com o Sul da Ásia a apresentar o maior crescimento de todos, 5,9%, muito devido às fortes perspectivas económicas na Índia.

Do outro lado do espectro apresenta-se a Améria Latina, com um recuo de 0,9 pontos percentuais, devido à recessão de 1,6% do turismo brasileiro. Também em França o valor decresceu dos 2,9% para os 1,1%, por efeito dos recentes incidentes sentidos no país. A Turquia espera um recuo de 3,2%, relacionado com os ataques terroristas, a proximidade à Síria e o conflito com a Rússia.