WTTC: Turismo português é o que mais cresce a nível europeu

O Turismo em Portugal deverá crescer este ano mais do dobro da média europeia, segundo antecipa o World Travel & Tourism Council (WTTC) que saudou o governo português por reconhecer a importância do turismo para o desenvolvimento da economia em geral.

Segundo as estimativas que o WTTC tornou públicas esta sexta-feira, 4 de Outubro, o turismo em Portugal deverá cresce este ano 5,3% o que a acontecer representará mais do dobro da média de crescimento da Europa que deverá situar-se nos 2,5% e colocará Portugal como o país europeu onde o turismo mais cresce. Fica também bastante acima da média de crescimento dos países da União Europeia, que deverá ficar nos 3,1%.

Estimando que o crescimento do turismo em Portugal deverá manter-se, o WTTC sublinha o facto de Portugal estar a registar um forte incremento em “mercados não tradicionais, como os EUA (+21,8%), Canadá (+21,3%), China (+ 16,8%) e Brasil (+13%) ”, cita a organização.

Uma pesquisa realizada pelo WTTC mostra que em 2018, em cada 5€ de receitas geradas em Portugal, 1€ foi proveniente do turismo. Além disso, o sector de viagens e turismo, que em 2018 cresceu a uma das taxas mais altas da Europa, contribuiu com um em cada cinco dos empregos no país. O Conselho Mundial do Turismo avança mesmo que “ao longo dos últimos cinco anos, o turismo foi responsável pela criação de 1 em cada 5 novos empregos”.

Em 2018, o sector das viagens e turismo empregava em Portugal 1,05 milhões de pessoas, representando 21,8% de todos os empregos, sendo expectável que este número se aproxime dos 1,22 milhões em 2029. A contribuição do turismo para o PIB foi de 19,1% em 2018, com cerca de 41,5 mil milhões de euros, tendo registado um aumento de 8,1% face ao ano anterior.

Os números levaram o WTTC a enaltecer a visão do governo português por ter reconhecido a importância do turismo para o desenvolvimento da economia em geral, com a presidente do organismo, Gloria Guevara a prestar reconhecimento público a Ana Godinho, secretária de Estado do Turismo, por ter posto em prática uma “estratégia ambiciosa que mostrou resultados impressionantes em todo o país, que somente no ano passado viu o sector de viagens e turismo crescer a uma taxa superior a qualquer país do continente europeu, sendo expectável que esse crescimento continue”.

Glória Guevara acrescentou ainda que “foram feitos avanços tremendos” no sector da viagens e turismo em Portugal, por via de uma estratégia traçada a 10 anos [Estratégia Turismo 2027] que permitiu que o sector tivesse crescido “45% nos últimos 3 anos”.

Antecipando um “futuro brilhante” para o sector das viagens e turismo em Portugal, Gloria Guevara saudou o governo português “por reconhecer a importância clara desta indústria como motor do crescimento económico, e pela estratégia de estender os seus benefícios a todo o país”.