WTTC vai premiar turismo sustentável

A World Travel & Tourism Council (WTTC) acaba de anunciar a abertura das candidaturas para o “Tourism for Tomorrow Awards 2016”, prémio que distingue as empresas com melhores práticas em viagens e turismo.

Este ano, os candidatos podem entrar em cinco categorias, designadamente, Comunidade, Destino, Meio Ambiente, Inovação e Pessoas. Os finalistas serão anunciados em Janeiro de 2016 e os vencedores serão conhecidos durante a Cimeira Global da WTTC do próximo ano que terá lugar em Dallas (EUA) nos dia 6 e 7 de Abril.

David Scowsill, presidente e CEO da WTTC afirmou que a organização que dirige “trabalha para promover o crescimento sustentável da indústria”, realçando a importância do lançamento das Mestas de Sustentabilidade das Nações Unidas no final de Setembro e a reunião de Paris, em Dezembro próximo, sobre Mudanças Climáticas COP 21. O dirigente referiu ainda a necessidade de o sector das viagens e turismo melhorarem constantemente as suas práticas de sustentabilidade. “È nossa responsabilidade planear este crescimento com sensibilidade para o longo prazo, incentivando as empresas a partilhar essas políticas bem executadas com os governos e outros privados”.

Já Fiona Jeffery OBE, ex-presidente da World Travel Market (WTM),  considera que  “o turismo é uma força para o bem , uma vez que reúne pessoas e culturas de todo o mundo, criando uma maior visão e compreensão . No entanto, se não se concentrar em preservar o nosso ambiente natural, cuidar do nosso património cultural e assegurar a igualdade de oportunidades para as comunidades locais, a nossa indústria pode fazer grandes estragos”.

A WTTC quer mostrar, assim, a todos o sector industrial como as empresas de turismo podem adicionar valor real através das suas práticas comerciais eficazes.